SETEMBRO POLICIAL: A SECA – JANE HARPER

“A Seca” é o primeiro romance escrito pela autora e jornalista Jane Harper, o thriller lançado em 2016 tem sua ambientação baseada em fatos. De 1995 até meados de 2012 houve uma grande estiagem na Austrália, que ficou conhecida como a Seca do Milênio, muitos animais morreram e agricultores perderam suas plantações. A autora nasceu em Manchester, porém passou grande parte da sua infância na Austrália e hoje vive com o marido e filha em Melbourne.

A obra foi lançada no mês de Agosto pela TAG – Experiências Literárias em parceria com a Editora Morro Branco, que lançara o livro ainda esse ano em uma nova edição, para os assinantes do plano TAG Inéditos, com tradução de Claudia Costa Guimarães. Os direitos de “A Seca” já foram adquiridos e a obra será adaptada para o cinema, com Eric Bana no elenco.

Kiewarra, uma pequena comunidade agrícola próxima à Melbourne, sofre há dois anos com a seca. Além do clima próximo ao insuportável, fica claro que a pequena comunidade também é palco de grandes mistérios quando parte da família Handler é encontrada brutalmente assassinada. Relutante em enfrentar a população que lhe deu as costas vinte anos atrás, o agente federal Aaron Falk retorna à Kiewarra apenas para o funeral do velho amigo Luke Handler. Mas, ao ser quase que obrigado à investigar o caso dos brutais assassinatos, ele acaba descobrindo que um segredo do passado ainda mantém seus dentes afiados, prontos para morder.

Quando foi expulso de Kiewarra com seu pai, vinte anos atrás, Falk nunca imaginou que teria que retornar à sua cidade natal, até que Gerry, pai de seu amigo de infância Luke Handler o convoca para o funeral de Luke, sua esposa Karen e filho Billy. Da família de Luke, apenas a bebê Charlotte foi poupada do grande massacre.

A polícia encerrou o caso, pois a cena do crime explicava muito bem as coisas por si só, Luke Handler entrou pela porta da frente de sua casa, deu um tiro em sua mulher, se encaminhou para o quarto de Billy, onde também o matou, em seguida dirigiu-se para uma clareira onde cometeu suicídio, na arma do crime foram encontradas apenas suas digitais.

Embora a população, que anteriormente morria de amores por Luke, tenham seu filho como um monstro, Gerry e sua esposa sabem que há algo de estranho nessa história e, chantageando Falk com um segredo do passado, Gerry consegue que o agente federal especializado em crimes financeiros fique na cidade para investigar o crime mais a fundo.

Falk encontra uma enorme resistência nos habitantes de Kiewarra para colaborar com as investigações não oficiais que tenta realizar, afinal, ele e seu pai tiveram que sair da cidade após não suportarem a pressão das acusações que caiam sobre ambos referente ao assassinato da jovem Ellie, filha de Mal Deacon, o maior encrenqueiro e mal caráter da comunidade. Felizmente, o novo delegado da comunidade, o jovem Raco, também não se mostra satisfeito com as conclusões da polícia sobre o crime. Assim, Falk e Raco unem forças para investigar melhor o assunto.

Falk não é um detetive dotado de uma lógica sobrenatural, ele sequer é especialista em assuntos relacionados à investigações de homicídio, seu ramo é outro. Porém, quando jovem, Luke mentiu para protegê-lo e agora ele se sente na obrigação de descobrir o que de fato aconteceu com o amigo. Ele não vai permitir que Luke tenha sua imagem destruída caso ele realmente não tenha sido o responsável por uma atrocidade sem tamanho. O agente segue rastros, com a ajuda de Raco colhe depoimentos, mas todos os rastros que segue parecem dar em becos sem saída.

O agente precisará superar sua obsessão pelo passado para resolver o mistério e terá que ter sangue frio para suportar as acusações dos locais, principalmente de Mal Deacon e seu sobrinho, que fazem questão de deixar claro para a população de Kiewarra que o assassino de Ellie que se safou há vinte anos atrás, acabou de retornar à cidade!

A escrita de Jane Harper me deixou sem fôlego durante os dois dias que levei para concluir a leitura. Falk é um personagem muito interessante e é extremamente intrigante acompanhar ele preso entre dois mistérios. O assassinato de Ellie é envolto em uma névoa de mentiras e acobertamentos que trouxe diversos danos à sua vida e a recente morte de Luke aliado ao fato de que ele talvez tenha massacrado a família antes de se matar, colaboram para nos prender à trama e querer descobrir como as peças se encaixam.

O encaixe dessas peças todas é muito bem realizado, a ambientação  na seca, que confere um clima distópico para a trama, é uma das engrenagens que movem os mistérios de Kiewarra, assim como a personalidade daqueles que moram ali e movimentam essas peças, quebrando bordas para encaixá-las no quadro de forma conveniente.

Os personagens são muito bem construídos e possuem diversas camadas, eu fiquei o livro inteiro desconfiando de vários deles, pois eles insistem tanto em mentir e ocultar que fica difícil discernir o que é real ou não em suas ações e discursos. Essa dubiedade de caráter, inclusive por parte do personagem principal, torna a leitura um grande trabalho de investigação não só sobre os mistérios e assassinatos, mas também sobre os personagens.

“A Seca” é um thriller ambientado em uma cidadezinha que sofre não só com a secura do solo, mas também com a secura do homem. Em Kiewarra as mentiras e a maldade encontram solo fértil em meio à seca e é necessário cavar bem fundo para captar intenções, desvendar segredos e encontrar algo bom. Jane Harper me conquistou com sua escrita e seus personagens, é impressionante o que ela fez aqui em sua obra de estreia, espero ter a oportunidade de ler mais obras dela assim que possível.

Assine a Tag Inéditos com o código de indicação do blog (LUCNPU3F) e garanta 30% de desconto no primeiro kit! O livro, com uma nova capa, a ser lançado pela Editora Morro Branco, encontra-se em pré-venda.

Quantos cafés “A Seca” de Jane Harper merece?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.